segunda-feira, 5 de março de 2012

8 de março: Por que as mulheres devem resistir?

- O Coletivo Mulheres Resistem saúda a todas e todos os visitantes e participantes das II Jornadas de Lutas da Mulher! -

É chegado o mês de março e tudo se volta para o “universo da mulher”: A mídia impulsiona o mercado, que se enche de flores, utensílios domésticos e liquidações de vestuário. Porém, numa sociedade nada laica, que ainda encara a legalização do aborto como uma questão religiosa e todos os ataques machistas sofridos pela mídia burguesa – em forma de propagandas e stand ups -, como piadas, não é novidade a transformação de nossas datas de memória e luta em festa.
Não se sabe ao certo das origens do 8 de março, se em memória à greve das trabalhadoras têxteis ou uma conquista “in parlamento” de uma data para comemoração internacional, em reconhecimento. A questão é que, há anos muitas mulheres vem se abstendo da reivindicação da idéia que são humanas como qualquer homem, o que significa que é legítimo ser representada como tal e não por uma rosa ou um pano de prato.
O 8 de março deve nos lembrar de todas as mulheres que morreram nos fronts em busca de libertação, de todas que estão vivas na luta pelos nossos direitos e principalmente das que sofrem todos os dias pelas imposições de uma sociedade patriarcal e capitalista.
Se as escolas ensinam os filhos a agradarem às mães, deveriam lhes ensinar que todos somos iguais e livres, ‘deseducando-lhes’ o gênero; se a propaganda lembra ao marido de comprar presentes, deveria lembrar que a mulher é sua companheira e não propriedade e escrava, portanto, ele também é responsável pelas atividades domésticas e cuidado dos filhos; se o chefe lhe deixa um cartão à mesa, deveria deixar o correspondente a um salário digno do esforço pelo seu trabalho.
É neste intuito que o Coletivo Mulheres Resistem propõe as II Jornadas de Lutas da Mulher juntamente com o Cine Feminista, para atingir estudantes, trabalhadoras e trabalhadores, donas e donos de casa, desempregadas e desempregados, lembrando-lhes o verdadeiro sentido da luta pela libertação humana, anticapitalista e antisexista! Não podemos e muito menos devemos mais tolerar a opressão da mulher em nossos meios de convivência!


As mulheres devem resistir, pois se não por elas sua libertação não virá!
As mulheres devem resistir, pois se não resistem não terão forças para lutar!

Viva o 8 de março!
Viva a resistência feminista!
Viva a resistência do povo e o poder popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário