quinta-feira, 8 de março de 2012

Assédio moral contra a mulher no trabalho: marcas que uma rosa não apaga.



 O assédio moral no ambiente de trabalho pode ser conceituado como “a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego".

Considerando o recente processo histórico de inserção das mulheres no mercado de trabalho e a ainda persistente colocação em cargos de nível inferior e/ou com salários significativamente inferiores aos dos homens – questões diretamente influenciadas pelas relações desiguais de gênero, às quais são determinadas pelo modelo patriarcal e machista da sociedade em que vivemos – podemos afirmar que as mulheres são o perfil da classe trabalhadora que mais sofrem assédio moral nas relações de trabalho. 

A ideia de que uma maior eficiência, capacidade laboral, biológica e intelectual são maiores no homem que na mulher, além de questões como a imposição social da mulher também ter que executar serviços domésticos em seu lar e o constante ‘medo’ de perder o emprego devido ao afastamento por uma gravidez fazem com que as mulheres sejam constantemente submetidas à situações discriminatórias e/ou vexatórias em seu ambiente de trabalho.

Contudo, é sabido que essas situações são, majoritariamente, veladas. Atitudes dos empregadores como a comemoração do 8 de março – e a entrega de rosas nesse dia – nada mais são que um mecanismo para mascarar toda a desestabilização emocional e psíquica e os ataques à dignidade e identidade como conseqüência de inferiorização e humilhações sofridas cotidianamente por mulheres no trabalho. 

Que neste 8 de março, em nossos locais de trabalho, ao invés de recebermos rosas e belas mensagens, exijamos um ambiente de trabalho digno, sem violência, ético e que respeite e valorize a mulher enquanto trabalhadora! 
LUTA MULHER!

Um comentário:

  1. Bom Dia,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta de parceria, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br e informe o endereço de seu blog/site para lhe encaminharmos a proposta correta.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir