sexta-feira, 1 de março de 2013

Programe-se! III Jornadas de Lutas da Mulher

As Jornadas de Lutas da Mulher surgiram em 2011, no intuito de fomentar, em diferentes espaços, várias temáticas que cercam as lutas das mulheres para além de uma simples comemoração de um dia em março. Esse ano, em sua terceira edição, optamos por somar coro com várias mulheres e movimentos do Brasil em busca de um uníssono "Já Basta!" pelo fim da violência contra a mulher e buscando abordar temas que  nos bateram quase que diariamente à porta em 2012: As estatísticas de violência contra a mulher no estado, assassinatos brutais em nome da conservação e propagação do patriarcado e as inúmeras reportagens e repercussão do descaso do Governo de Alagoas com a saúde pública e principalmente saúde obstétrica.  Segue abaixo a programação oficial das III Jornadas de Lutas da Mulher, esse ano, abraçando a V mostra de filmes da Resistência Popular Alagoas.




Programação da V mostra de filmes da Resistência Popular dentro das III Jornadas de Lutas da Mulher:

DIA 04/03 – ABERTURA DAS JORNADAS
TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
CURTA: DA JANELA – ENTRE A VISUALIDADE E A OMISSÃO, 15’ (2009)
De Giovana Zimermann 
Sinopse: A história mostra uma fotógrafa que pesquisa a violência contra a mulher, tendo como foco a banalidade com que o tema é encarado, especialmente quando é abordado pelos telejornais. Chama-se Marta, mora no centro da cidade, onde também tem seu estúdio, e de lá enxerga muitos apartamentos, mais precisamente muitas janelas. Personagem central que não aparece de frente, ela abre uma janela através dos seus olhos e do seu imaginário, possibilitando ao espectador transitar por esse universo emaranhado de submissão, opressão e completo descaso. 

DIA 05/03 – DEBATE NA UFAL
TEMA: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
DOCUMENTÁRIO: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA – A VOZ DAS BRASILEIRAS, 51’ (2012)
De Bianca Zorzam, Ligia Moreiras Sena, Ana Carolina Franzon, Kalu Brum e Armando Rapchan. 
Sinopse: Em 2010, os dados sobre a violência da pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado, realizada pela Fundação Perseu Abramo e o SESC, chamaram muito a atenção do grupo. E um dado se destacou: uma cada quatro mulheres (25%) relatou ter sofrido algum tipo de violência na hora do parto. Entre as possíveis formas de abusos e maus-tratos, sobressaíram: exame de toque doloroso, recusa para alívio da dor, não explicação de procedimentos adotados, gritos de profissionais ao ser atendida, negativa de atendimento, xingamentos e humilhações. Além disso, 23% das entrevistadas ouviu de algum profissional algo como: não chora que ano que vem você está aqui de novo; na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe; se gritar eu paro e não vou te atender; se ficar gritando vai fazer mal pro neném, vai nascer surdo. Dia 25 de novembro de 2012, o videodocumentário foi lançado para dar mais visibilidade à violência obstétrica e desnaturalizar as infrações aos direitos das mulheres, que são cometidas pelos profissionais de saúde e muitas vezes passam desapercebidas. 

DIA 07/03 – CINE POPULAR
TEMA: VIOLÊNCIA SEXUAL
DOCUMENTÁRIO: CANTO DE CICATRIZ, 37’ (2005) 
De Laís Chaffe 
Sinopse: Documentário sobre um tema difícil, cercado de tabus e pactos de silêncio: a violência sexual contra meninas. Depoimentos de vítimas que relatam detalhes dos abusos sofridos intercalam-se a comentários de especialistas, desenhos feitos por crianças abusadas, filmes de ficção e enquetes nas quais ficam evidentes os mitos e preconceitos envolvendo o assunto.

TODAS E TODOS ÀS III JORNADAS!
PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário